segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Aprender durante a caminhada

Apesar de sermos constantemente colocados em situações difíceis tenho aprendido que o mais inteligente é aprendermos a lidar com elas. Analisar, perspectivar e meditar sobre o que nos acontece pode ser a chave para resolvermos algumas questões ou simplificarmos grandes dificuldades que à primeira vista nos possam parecer intransponíveis. Da vida fazem parte os momentos menos bons, isso é certo e sabido, resta-nos decidir que atitude teremos perante eles. Se temos de passar por eles então o melhor que temos a fazer é tentar retirar lições, observar e lembrar-nos do que possa ser benéfico.
Não sei se me faço entender mas o que quero dizer é que aprendi, venho aprendendo, que ao longo do nosso caminho, os percalços fazem parte da jornada e tudo se torna mais fácil se formos capazes de retirar algo de bom das situações "más". Nem que seja uma mera aprendizagem. 
Eu costumo achar que todo o nosso caminho é da forma que é, mesmo que nós não nos apercebamos, por uma razão. E acredito que mesmo que faz sentido que assim seja, nós é que muitas vezes não conseguimos perceber logo qual é (a razão ou o sentido). 
Quando as coisas têm de acontecer acontecem e tudo acontece por uma razão. Não são só as coisas boas que nos moldam, são até mais frequentemente, as más que nos fazem superar-nos a nós mesmos e construirmos a nossa personalidade, quanto mais não seja sabendo o que não queremos para nós, graças a experiências mais dolorosas. Afinal são também as coisas menos boas que nos acontecem que nos transformaram e fizeram ser quem somos hoje, dependendo é claro da maneira como lidámos com elas.
Eu aprendi, por exemplo, que muitas vezes devemos, para nossa própria sobrevivência, conter-nos ou ter muita atenção ao que dizemos, observar tudo o que for possível à nossa volta e ver as pessoas com quem agimos ou falamos, porque infelizmente há muita gente que só se aproveita daquilo que os outros podem dizer ou fazer para nos prejudicar, parece que vivem para isso.

3 comentários:

  1. Concordo palavra por palavra!:)
    Beijinho*
    MR<3
    @sagadaemigracao

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que vamos aprendendo ao longo do tempo a encarar os desafios de forma diferente. E vê-los como oportunidades para crescer e aprender é tão melhor do que vê-los como entraves.

    ResponderEliminar

Obrigada pelas tuas palavras!

Dois anos volvidos

 A última publicação aqui foi em 2020...será que ainda sei como isto se faz? Será que ainda está por aí alguém? Não foi isso que me incentiv...