terça-feira, 10 de abril de 2018

Um dos maiores desejos para 2018


Tinha intenção, no final do ano passado, de falar com o meu patrão e perguntar-lhe se, aquando da renovação do meu contrato, decorrido um ano desde que entrei, podia ser revisto o meu ordenado.
Não que estivesse totalmente descontente com o que tinha acordado com ele em Janeiro de 2017 mas tendo em conta as funções que fui assumindo ao longo dos meses e do volume de trabalho que passámos a ter, achei que seria mais do que justo que a minha remuneração fosse ajustada.
Tinha pensado que falaria com ele para saber se seria possível fazê-lo quando fizesse um ano que cá estou, o que aconteceu no início do ano. Assim também saberia se me queriam ou não (uma vez que a renovação é automática, o meu contrato é a termo certo por um ano)... embora já desconfiasse que sim.

Acontece que na altura em que pretendia fazê-lo, ainda havia muita incerteza quanto ao ano 2018 e ao trabalho que teríamos. A acrescer a isso, houve uma situação com um dos funcionários mais antigos e com algum "estatuto" que me fez perceber que não seria a altura ideal para falar do assunto com o meu patrão, tendo em conta a sua reacção àquele outro caso. Resumindo, decidi que tinha de estar calada para manter o que tinha (que não era mau), continuando a procurar outra coisa melhor paralelamente. Afinal, já tinha feito um ano que tinha entrado na empresa e o meu contrato tinha sido automaticamente renovado, achei que tinha deixado passar a minha oportunidade e conformei-me com o trabalho e ordenado que tinha. Não estava satisfeita mas já me tinha convencido que tinha de me aguentar à bronca.

Fez um ano em Fevereiro que comecei a trabalhar onde estou. A meio do mês passado recebi uma mensagem do meu patrão, no Antes da Páscoa recebi, num sábado, uma mensagem do chefe a dizer que durante a semana seguinte deveríamos conversar sobre a minha remuneração e o ano que se tinha passado. Dias antes do final do mês fui chamada a conversar com ele sobre isso e propôs-se pagar-me um valor mais alto, com inserção da "isenção de horário de trabalho" para tal. Eu só perguntei se isso implicava alguma alteração das minhas funções (desde que me tinha enviado a mensagem que já estava mesmo a ver que seria carregada com mais trabalho ainda, que seriam discutidas as minhas funções, etc.) ao que me respondeu que não - "a empresa não está a passar um dos seus melhores momentos mas as pessoas têm de ser pagas". Eu tenho as minhas razões para desconfiar que não seja só porque valoriza o trabalho que tenho feito que decidiu aumentar-me - tenho para mim que a empresa tem custos demasiado baixos para aquilo que factura devido ao pessoal reduzido ao mínimo dos mínimos e, pela minha intuição, o meu ordenado era bem mais baixo do que o de qualquer um dos meus colegas - mas isso não me interessa. O trabalho a mais virá, se tiver de vir, com ou sem aumento. O reconhecimento do trabalho realizado vale o que vale. Sermos recompensados monetariamente é o melhor que um funcionário nestas condições pode desejar. Para mim, era o que eu precisava e mais queria. 

Não foi nenhum aumento por aí além mas foi um aumento e isso deixa-me muito feliz. Não é o meu emprego ideal, nem nunca imaginei estar a fazer aquilo que estou mas há outras coisas que para mim são muito importantes e que valorizo muito no local onde estou e, por isso, sou muito grata pelo que recebi - este trabalho, esta experiência, toda a aprendizagem, os colegas, as condições que me são proporcionadas, o ordenado certo ao fim do mês, com cumprimento de todas as formalidades e este aumento.

Embora não tenha espelho na minha realidade foi mais ou menos esta imagem que
apareceu na minha cabeça quando soube que ia ser aumentada.

Concretizou-se. Fui aumentadaOBRIGADA.

7 comentários:

  1. É ótimo quando assim o é! Eu comecei à pouco tempo noutro trabakho e estou a detestar ! Apesar dejá ter experiência na área odeio as colegas, a chefia e todo o método como trabalham.

    ResponderEliminar
  2. Andei que tempos para ter a conversa do aumento... Foi-me sempre sugerido que o salário acordado no contrato era meramente formalidade, que poderia ganhar mais do que aquilo conforme o meu trabalho. Andei meses a matar-me a trabalhar à espera do aumento e nada. Já quase tinha desistido e em Dezembro, antes do Natal, fui informada que seria aumentada em Janeiro. 50€ de aumento é quase nada, mas fiquei contente. Agora o meu primeiro contrato acabou no dia 3 de Abril e ainda ninguém em disse nada. Penso que o contrato renova automaticamente, portanto não vou ter oportunidade de falar na questão salarial, ainda para mais tendo sido aumentada há 4 meses. Ainda assim, acho que ganho pouco. E sei que na empresa todos ganham mais do que eu, enfim. Já percebi que a questão salarial será sempre assim, nesta empresa. Tenho uma colega a tentar negociar o salário desde o final do ano passado, completamente descontente (o que ela ganha tendo em conta o que faz, é vergonhoso), e sem conseguir chegar onde quer. Portanto já percebi que comigo não seria diferente. Há que pensar que ao menos as condições de trabalho são boas, o ambiente é incrível, a relação com os colegas e entidade patronal é quase como uma família e, pronto, não há empresas perfeitas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é muito a isso que me agarro para me manter motivada. As condições e o ambiente são bons e o salário é CERTO ao fim do mês - infelizmente hoje em dia nem todo o sítio é assim e por isso só posso estar grata.
      Estou como tu, achei que não devia falar e fiz um grande esforço. Pensei que tinha perdido a minha oportunidade mas felizmente estava enganada. Se o teu contrato é de um ano a termo certo e termina a 3/04, para não to renovarem tinham de te ter avisado um mês antes. Se não o fizeram, a renovação é automática (o meu era assim, eu só ia "aproveitar" a ocasião de estar a fazer um ano para falar mas não deu).
      Quando achares que tens possibilidade de falar no assunto avança confiante. Afinal devemos sempre querer mais e melhor e o que hoje e dia a maior parte das pessoas recebe é vergonhoso tendo em conta o custo de vida. Além de o "não" ser garantido. Ou quando menos esperares pode ser que te aumentem como mereces - estou como tu, qualquer aumento é bem vindo, lá está - é melhor que nada.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ser aumentada é sempre bom mas a palavra isenção de horário trás água no bico (só isso valeria um aumento de quase 400€ na minha empresa - até acho que os valores das isenções de horário estão na lei e correspondem a X% do vencimento). Para mim, com um filho, estaria fora de questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, a lei estipula um aumento de 22% do teu salário para a isenção de horário de trabalho.
      Embora erradamente, esse mecanismo é utilizado por muitas empresas para aumentarem os trabalhadores e poderem depois retirar esse acréscimo sem grandes complicações, é a grande diferença (que atrai tantos patrões) de ser aumentado por esta via ou ser simplesmente aumentado no salário base.
      Por outro lado, aquilo que me foi dito é que é um mecanismo utilizado para aumentar os trabalhadores nesta casa, que não me será exigido ficar até mais tarde nem um horário de trabalho diferente do que tenho agora. Embora isso valha o que vale, foi o que me foi dito e é nisso que quero acreditar. Até porque se se for por aí, só em casos (funções) muito específicas é que se percebe que um trabalhador tenha esta "isenção de horário de trabalho" e por isso, em caso de eventual litígio também não é fácil um empregador justificar isto...
      Eu mesmo sem filhos prezo muito o meu horário de trabalho certo. Porque se fosse para não ter horário não estava onde estou... (essa é uma das razões que me faz hoje estar um pouco mais distante da minha área de formação, a advocacia, profissão liberal por excelência que faz com que não se tenha horário).
      Obrigada. Beijinhos

      Eliminar
  4. É vergonhoso o que fazem hoje em dia. Eu percebo que apesar de não termos as condições que achamos justas e necessárias nem sempre conseguimos falar porque é dar o incerto pelo certo e custa muito pôr isso em causa, afinal é o nosso sustento.
    Espero e desejo sinceramente que consigas dar a volta a essa situação e encontres um trabalho que te satisfaça! Coragem! E a melhor sorte!

    ResponderEliminar

Obrigada pelas tuas palavras!

Dois anos volvidos

 A última publicação aqui foi em 2020...será que ainda sei como isto se faz? Será que ainda está por aí alguém? Não foi isso que me incentiv...