sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sopa para a semana

Segunda pus-me a cozinhar para podermos ter algo que ambos adoramos, que é saudável e económico: sopa! Enchi a panela maior que ele tem de água e pus a ferver. Juntei as batatas já greladas e um pouco murchas que nos tinha dado a I. no sábado, alguma cenoura e umas folhas de couve (dos legumes que tínhamos comprado, preparado e congelado na sexta). Em pouco tempo estava tudo cozido. Juntei às recém cozidas, umas batatas que tinha no frigorífico (também já cozidas) de uma refeição anterior. Foi tudo à liquidificadora e sai de lá um creme de batata e legumes cremoso. Dividi em três tuperwear's e aproveitei o que tinha no frigorífico para complementar: juntei um resto de arroz já cozido a um dos cremes e um resto de feijão vermelho que por lá estava a outro. Ficou um creme com feijão, um com arroz e outro, mais espesso, consistente (não muito líquido) e cremoso, sem mais nada. Congelámos dois e o terceiro ficou já para as refeições do dia seguinte.


Ingredientes para o creme:
Batata;
Cenoura;
Couve. 

Complementos dos cremes:
(resto de) Arroz já cozinhado;
(resto de) Feijão vermelho enlatado.

Pode-se fazer sopa em grandes quantidades (se eu tivesse maior panela, mais tinha feito) porque complementa qualquer refeição, pode separar-se e congelar-se para que não se estrague e mantém a qualidade. Basta passar do congelador para o frigorífico no dia anterior e temos sopa "fresca" no dia seguinte. É saudável, nutritivo, económico e eu adoro.

1 comentário:

  1. Tb faço muitas vezes sopa para jantar e, a maior parte das vezes, congelo, É sempre bom mesmo para uma urgência

    ResponderEliminar

Obrigada pelas tuas palavras!

Dois anos volvidos

 A última publicação aqui foi em 2020...será que ainda sei como isto se faz? Será que ainda está por aí alguém? Não foi isso que me incentiv...