quarta-feira, 5 de junho de 2013

A minha máquina de fazer pão

Pois, ainda não vos tinha contado mas há umas semanas comprei uma máquina de fazer pão (MFP). Andava a namorar um destes electrodomésticos há já algum tempo e a informar-me sobre os mesmos mas o preço elevado fazia-me afastar a ideia de ter um. Cheguei a procurar na net, em sites de venda em segunda mão, mas ainda assim rondavam sempre os 30€, no mínimo, 25€...e acabei por esquecer a ideia.



Conhecem a CASHCONVERTRS? É uma cadeia de lojas que compra artigos que já não queiramos e depois revende-os, tendo já algumas lojas espalhadas por Lisboa. No dia 24 fui por o G. ao trabalho com a minha irmã que estava cá e, enquanto esperávamos que ele saísse, fomos até uma das lojas CASHCONVERTERS dar uma vista de olhos. 

Foi lá que encontrei a minha MFP da TEFAL, a Home Bread OW200130, por 10€. Sim, DEZ euros, leram/viram bem!!! A loja dá aos clientes garantia de 1 ano para este tipo de equipamentos (embora só abranja o funcionamento do motor da máquina.

Com um preço assim não podia deixar de trazê-la ou não é?!?

Agora quero saber: quem é que tem MFP? Alguém tem este modelo? Onde posso encontrar receitas? Nem imaginam a primeira experiência, foi um desastre.

A máquina não vinha com livro de instruções (com aquele preço o que é que se esperava!?), então tive de ir tirar da net (mas só encontrei em inglês e outras línguas). A primeira vez que a utilizei segui uma receita do tal livro de instruções mas não prestou para NADA! Foi para o lixo, nem cresceu nem nada...olhem, nem sei! 

Claro que fiquei logo de pé atrás mas pronto, lá encontrei um blogue fantástico que tem boas dicas e muitas receitas específicas para a máquina - Pão, Bolos e Cia. - e decidi experimentar o mais básico (até porque não tinha ingredientes para outros): pão branco e segui esta receita.



Nem podia acreditar quando já tínhamos pão feito em casa na manhã de um dia da semana passada - pusemos a fazer quando nos deitámos e assim, de manhã estava pronto (também dá para programar para estar quentinho quando acordamos mas não sei ainda).

Dei pulos de alegria quando tive a prova de que a máquina funcionava mesmo e fazia pão!
Desde então já fiz mais duas vezes pão, uma delas, a última, não saiu lá muito bem...mas acho que pode ter sido do fermento, não cresceu, ficou estranho embora cozido.

Decidi experimentar fazer um bolo, logo vos conto como corre.

3 comentários:

  1. Ora aí está algo que estou proíbida de comprar:
    Sou doida por pão...e para engordar é uma beleza!
    Como sou como os putos mais vale não ter em casa senão era a desgraça!

    Que "inbeja" da boa...ai...pão quentinho...snif, snif...só de pensar já engordei meio quilo!!!!

    jinhosssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que tive muito medo disso antes de me decidir comprá-la, sabes? Porque também adoro pão...pra já como ainda estou a tentar entender-me com ela não corro grandes riscos mas é sempre uma possibilidade.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Bela compra! Por 10€ é de aproveitar. A minha avó tem uma mas não sei como aquilo funciona, sorry.
    Adoro pão acabadinho de fazer :P

    Bjokas.

    ResponderEliminar

Obrigada pelas tuas palavras!

Dois anos volvidos

 A última publicação aqui foi em 2020...será que ainda sei como isto se faz? Será que ainda está por aí alguém? Não foi isso que me incentiv...