terça-feira, 9 de setembro de 2014

Volta, velha TAP !

Eu nunca viajo senão pela TAP, contra todas as probabilidades. A única companhia pela qual já viajei em tempos foi pela SATA, que eram voos normalmente operados pela TAP.
Viajo com alguma frequência - infelizmente, agora cada vez menos. Regra geral não tinha razão de queixa. Quando me falavam de atrasos e voos cancelados eu não compreendia o que isso era porque, na TAP isso era raro acontecer.


Pois é, mas já lá foi o tempo. De há algum tempo para cá que as coisas têm piorado drasticamente. As condições para os passageiros já não são as mesmas (muito menos o atendimento), a competência, o profissionalismo e o rigor por vezes são postos de parte. Isto só me deixa muito triste. Uma companhia outrora de excelência tem vindo a perder as suas qualidades mais preciosas e para nós portugueses a coisa agrava-se porque não temos assim tantas outras companhias a voar para os destinos em que a TAP opera.
É lamentável um voo ser cancelado quando já passa da hora de embarque e nos dizem que está atrasado. As pessoas têm de, além do transtorno de não viajar à hora marcada, ir buscar as malas, dirigir-se ao apoio ao cliente, ficar HORAS à espera, levar com o mau humor e falta de tacto dos funcionários e rezar para que lhe arranjem lugar no voo cuja hora que lhe seja mais conveniente.
É incompreensível que as soluções sejam somente viajar no dia seguinte - toda a gente tem planos, por mais ou menos relevantes que sejam, se compraram uma determinada viagem é porque a queriam ou precisavam de fazer, fazem-se planos em função das horas a que parte e chega o avião! 
A falta de comunicação dentro da empresa e as informações contraditórias só prejudicam todas as partes da relação e tornam desagradáveis situações perfeitamente evitáveis.
Os atrasos passaram a ser uma constante, até me admiro quando não existem - quando antes eram sempre cumpridores, com toda uma tranquilidade e seguranças irrepreensíveis. O cancelamento de voos, que nunca antes me tinha acontecido, todas as semanas é notícia e não se faz nada em relação a isso?! 
É lamentável a forma como tratam as pessoas, principalmente quando nem informações completas e/ou corretas têm o cuidado de dar - se não perguntarmos nem falam no assunto e é como se nada se passasse (como aconteceu quando nos cancelaram o voo de regresso destas férias no atendimento ao balcão). É uma verdadeira falta de respeito.

Na quarta feira passada regressávamos a Lisboa no voo das 23.15h que foi cancelado às 23.30h por fraca visibilidade. Eu tinha tido o cuidado de, no check in, perguntar se o voo estava atrasado mas responderam-me que estava tudo em ordem com o voo e não previam atrasos (até me espantei). Às 23h anunciaram que o voo estava atrasado e que às 23.30h dariam notícias. A essa hora anunciaram o seu cancelamento, mandaram-nos para a porta de embarque, onde fomos encaminhados para a recolha de bagagem e nos indicaram que nos deveríamos dirigir ao apoio ao cliente para que o nosso voo fosse remarcado. Eu estava no início da fila, eram 150 pessoas, e fiquei mais de uma hora à espera de ser atendida. Consegui viajar no primeiro voo do dia seguinte, às 5.15h. Tendo em conta que íamos ambos trabalhar nesse dia e a saída do avião e bagagem demoram muito mais do que o normal, mais duas horas depois é que  nos vimos livres do aeroporto da Portela, quando em circunstâncias normais (que deixaram, infelizmente, de existir), demoraríamos cerca de 1h30m.

Não faço questão nenhuma de viajar na TAP nos próximos tempos e isso só me faz pensar no estado em que as coisas ficaram/estão. Eu adorava viajar na TAP, infelizmente, isso mudou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelas tuas palavras!

Dois anos volvidos

 A última publicação aqui foi em 2020...será que ainda sei como isto se faz? Será que ainda está por aí alguém? Não foi isso que me incentiv...