segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ando a ser roubada



Para além de um livro para uma única cadeira rondar os 90€, as propinas estarem por pagar e eu frequentar o ensino superior PÚBLICO tenho a dizer que esta tarde gastei, numas meras 240 páginas impressas, 12€, sim, isso mesmo que leram DOZE EUROS e ainda, para duas encadernações ficaram-me com quase 5€ (com argolas de plástico e pouco volume!). Ainda tenho umas fotocópias para ir levantar para as quais desembolsei quase 30€ certos!!! E isto porque tenho optado por tirar cópias de partes dos livros que preciso porque para os comprar não há orçamento que aguente. E ainda tenho de desencantar plastificação (rolo numa papelaria) para forrar os livros que comprei que foram cerca de 20€ cada (três).
Fazendo bem as contas, estou na miséria e é mesmo preciso ser-se rico para tirar um curso superior neste País (e depois correr ainda o risco de ir para o desemprego depois duma catrefada de anos a estudar!!!).

Agora alguém que me explique como é que uma família que viva com um ordenado mínimo nacional e supondo que não tem mais nenhuma obrigação a cumprir (créditos e prestações para pagar), consegue sustentar um filho a estudar nestas circunstâncias sem sequer falar nos casos (como é o meu) em que há mais irmãos a estudar, despesas de uma casa e um carro e esse filho no ensino superior tem de estar a arrendar casa e a fazer a sua vida noutra cidade sem poder visitar a família aos fins de semana.
Expliquem-me porque eu cá não sou capaz de compreender!

8 comentários:

  1. Infelizmente é a realidade do nosso País!

    ResponderEliminar
  2. nem me fales em despesas com a faculdade, só com a tese gastei um balúrdio. só as encadernações ficaram 10€ cada - precisei de 5 e como duas iam para consulta pública e faltava lá a merdita da categoria profissional da professora tive que fazer mais duas - fora as fotocópias de mais de 200pag cada. Gastei uma pequena fortuna.
    Eu ultimamente tinha uma máquina para encadernar (comprei no lidl) ou então furava as cópias e metia num dossier ou naquelas capinhas com capa transparente que tem uma coisa no meio para agarrar.
    Bjokas

    ResponderEliminar
  3. Foge Cinderela! Acredito mesmo que tenha sido uma pequena fortuna. Olha e essa maquina de encadernar dá jeito, achas que vale a pena? Eu comecei por optar por essas capas de que falas em vez de encadernar mas como são umas espécie de "livros" para estudar e não apenas ver (vou anotar e sublinhar, etc) essas capinhas não são muito praticas e deixam as folhas todas tortas :S por isso optei por esta via agora vamos ver como corre...

    ResponderEliminar
  4. Foi uma fase para esquecer, então quando disseram que era necessario mais duas encadernações devida àquele pequeno lapso até me passei.
    A máquina a mim compensou-me imenso, dá um pouco de trabalho mas fica tudo organizado e não gastas muito dinheiro depois com as peças de encadernação (são baratas). Já não me lembro se paguei 20 ou 30€ por ela mas ela trás muitas peças de encadernação.
    Sim, essas capas são boas apenas para pouco volume, já quando tinha muitas optava pelo dossier antes de ter a tal máquina.

    bjokas

    ResponderEliminar
  5. Não fazia a mínima ideia de que se podiam comprar essas máquinas a um preço minimamente acessível. Tenho de procurar uma para mim, ainda tens a tua? Se não a quiseres mais e pretenderes vender avisa sff xD E é muito grande? Sabes se em mais algum sítio posso encontrar isso? Obrigada :)

    ResponderEliminar
  6. Ola
    As fotocópias/impressões e encadernações são bastante caras mas à sítios que exageram. eu imprimo tudo na fnac. As fotocopias é mais complicados mas quando são pdf's podes pedir que te imprimam 2 paginas só numa (sim, fica mais pequeno e tal) mas fica com menos volume e como fica por metade das folhas fica mais barato !

    Lamento a realidade do nosso país.

    Bacio B.

    ResponderEliminar
  7. As coisas na universidade são mesmo mesmo muito caras ! Eu tenho optado pelas fotocópias , também , mas não tiro aos livros todos . Há disciplinas que eu prefiro ver pelo caderno ( dependendo do prof e da maneira como ele dirige as aulas ) do que gastar um balúrdio em livros --'

    ResponderEliminar

Obrigada pelas tuas palavras!

Dois anos volvidos

 A última publicação aqui foi em 2020...será que ainda sei como isto se faz? Será que ainda está por aí alguém? Não foi isso que me incentiv...