quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Fé e paciência

...são dois ingredientes fundamentais mas ainda assim nem sempre fáceis de adicionar e manter nos nossos dias, na nossa vida. 
A correria do dia-a-dia, a efemeridade das coisas, as vontades, os desejos, o tempo que não pára nem perdoa fazem-nos querer ter as coisas na hora em que as desejamos. Temos pressa, queremos para ontem, porque o tempo urge e a vontade é tanta. Mas nem tudo pode ser assim. Ainda que tudo dependa de nós mesmos em grande medida, temos de ser capazes de esperar, temos de ter consciência de que é preciso ter calma e ser pacientes. Há coisas que levam tempo, aliás, as grandes coisas levam sempre tempo. Não nascemos ensinados, sabendo tudo, tendo certezas e sendo seguros, tudo leva o seu tempo. Além disso, tudo tem o seu tempo. Nem sempre podemos alcançar o que queremos naquele exacto momento porque não deve ser assim, porque as coisas não são assim...por razões que desconhecemos.
A crença e confiança em que tudo se alinhará como deve ser também é facilmente deitada por terra pelas dificuldades, pelos obstáculos e entraves que encontramos pelo nosso caminho. Não é fácil continuar a acreditar que temos valor, que somos capazes, que o que queremos é possível, que um dia nos acontecerá o que mais desejamos quando as coisas não nos correm como esperávamos. Nem tudo é como queremos, nem tudo é possível, ainda que o desejemos. Não é fácil acreditar mas a fé move montanhas, tem um poder imenso, nisso podemos acreditar.


A fé e a paciência que nos faltam em tantos momentos das nossas vidas, em tantos minutos dos nossos dias, são precisosas e só nos damos conta disso em duas alturas: quando olhamos para trás depois de uma tormenta dobrada ou quando estamos em crise. Quando mais precisamos daqueles dois ingredientes é que somos capazes de vislumbrar a diferença que operariam. Não é fácil manter a fé e ter paciência, dá trabalho, requer força de vontade e exige trabalho. Mas tudo o que é bom e grandioso dá trabalho e com treino somos capazes de lá chegar. Por isso, vamos tentando manter a fé e ter paciência, o que fará, com certeza, a diferença.

2 comentários:

  1. Verdade. Ter fé e paciência é meio caminho andado para o sucesso :)

    ResponderEliminar
  2. Não sou uma pessoa paciente, mas tenho esta fé imensa que me move. Que seja sempre assim!

    ResponderEliminar

Obrigada pelas tuas palavras!

Dois anos volvidos

 A última publicação aqui foi em 2020...será que ainda sei como isto se faz? Será que ainda está por aí alguém? Não foi isso que me incentiv...