sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Bolo de Iogurte

O bolo de iogurte foi o primeiro que fiz e acreditem que já fiz muitos porque é fácil, simples e saboroso. Durante talvez um ano fi-lo frequentemente mas a partir de uma certa altura ele não acertava, ou queimava ou ficava mal cozido e desisti por uns tempos. Ontem decidi voltar a fazê-lo e já não me lembro da última vez que o tinha comido. Ficou bem bom, faz-se num instantinho, sem necessidade de muitas coisas e é uma óptima ideia para o fim-de-semana que está mesmo aí à porta.
Deixo-vos a publicação original, esquecida nos rascunhos do blog há tanto tempo que nem dá para acreditar (data de novembro de 2012!) e fotos dos que fiz ontem.









"Pois é, no sábado estreei-me a fazer bolos. Precisamente! E no Domingo voltei a repetir porque afinal era pouco (já que dei à minha mãe e irmã), desta vez, duplicando a dose.

Eu, que já andava com ideias de me dedicar a este tipo de coisas desde que soube que o G. tinha forno na casa "nova", que sempre fui fã de bolos desde que me conheço e que, em Itália, tinha a felicidade de ter uma colega de casa muito prendada que quase todas as semanas fazia um caseiro, estava em pulgas por tentar a minha sorte. 
O cheiro de bolo no forno, por toda a cozinha, invadindo a casa é das melhores coisas que há! E ter um bolo fofo e quente, fresquinho, a sair do forno, sabendo que poderemos deliciar-nos com ele durante a semana, quando nos apetecer, gastando pouco, é uma verdadeira maravilha!
Descobri e segui (adaptando) uma receita que vi algures pela internet, já não sei onde, confesso. Muito simples, básica, económica e deliciosa. E eu que sempre adorei bolo de iogurte !

A receita original levava só um ovo e eu fiz a primeira mesmo só com um ovo mas da segunda vez dobrei a receita e pus um ovo a mais, ficou ideal na minha opinião. Só com um ovo fica menos fofo e a massa não é cremosa. A medida é o copo do próprio iogurte o que, para quem não percebe nada da coisa (como eu) e é estreante, além de não ter medidas ou balança, é simplesmente perfeito.



Receita original:

1 ovo
1 iogurte (natural)
1 copo (de iogurte) de óleo
2 copos de açúcar
4 copos de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Raspas de laranja

Se quiserem seguir esta receita para um bolo mais pequeno experimentem por um ovo e meio (ou dois) porque de certeza conseguirão uma massa melhor - a que eu consegui da primeira vez, não escorria, era muito pastosa e não dava para misturar os ingredientes bem porque estava muito seca. Mesmo assim, o bolo ficou bom mas o segundo ficou melhor - era muito  e um bolo mais fofo.


Minha receita dobrada e adaptada (ficou maior e melhor):
3 ovos
2 iogurtes (um natural outro de coco)
2 copos de óleo
4 copos de açúcar (usei o amarelo)
8 copos de farinha
2 colheres (de sobremesa) de fermento em pó
Raspas e sumo de laranja



Preparação:
Misturar tudo, batendo bem até conseguir uma pasta uniforme e levar ao forno."

3 comentários:

Obrigada pelas tuas palavras!

Dois anos volvidos

 A última publicação aqui foi em 2020...será que ainda sei como isto se faz? Será que ainda está por aí alguém? Não foi isso que me incentiv...